quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

HANDEBOL

O Handebol, é um esporte coletivo que foi criado pelo alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. No início, as partidas era realizdas em campos gramados parecidos com o de futebol. Assim como o Futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
  • O Handebol foi incluído como esporte Olímpico em 1934, dois anos depois nas Olípimpiadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeâ, após derrotar a Áustria por 10 a 6.
  • Em 1938, foi realizado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
  • Em 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados passando o esporte a ser realizado somente em salão.
  • Atualmente o esporte é praticado em 183 países.
O Handebol atualmente, vem ganhando seu espaço como esporte em todo o Brasil,em Campo Maior não é diferente. O Handebol teve uma forte queda em Campo Maior com o fechamento da única praça esportiva da cidade o Ginásio Poliesportivo, que ficou fechado por muito tempo, os praticantes do esporte ficaram de maõs atadas por não terem onde treinar. E atualmente o Ginásio está disponivel, mais falar com alguém responsável é quase uma missão impossivel. Outro fato também que contribuio para a queda do esporte foi o término do Campeonato Madre Juliana realizado normalmente em Agosto no Patronato Nossa Senhora de Lourdes pelos professores de Educação Física da mesma ( Maria de Lourdes, Joana D'arc, Afonso, Socorro, Bernadete e Claudete).
O esporte em geral em Campo Maior não tem um incentivo por partes das autoridades competentes, quando há, é simplesmente pelo fato de seus praticantes o procurarem para patrocínio. No mês de Novembro de 2010 um Grupo de amigos numa tentativa de reerguer o handebol realizaram a I Copa Maior. Onde participaram várias equipes da cidade,como: Lótus, Arsenal, Coivaras, CEMJAPRA, CEPTI, Patronato e outros.
 O torneio só veio  a dispertar na população o interesse pelo desporto Handebol, fato esse que se comprova com a articulação de vários times se formando na cidade.
 Competições como a Copa Maior só vem a divulgar o esporte, mais para isso precisa ter o apoio das autoridades e empresários para a compra de materias- fato esse que não existe. Também precisa do apoio da imprensa para a divulgação.
Vamus lá reerguer o Handebol em Campo Maior, que venha mais edicões da Copa Maior.
TORNEIO PROFESSORA LOURDINHA  REALIZADO NO PATRONATO
Lourdinha-idealizadora do torneio e grande defensora do esporte em Campo Maior

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Hythallo, falta mto incentivo ao handebol (o melhor esporte)!! Mesmo que ultimamente novos times se formaram na cidade, ainda precisamos de muito mais apoio!
    boa materia!

    ResponderExcluir
  3. Nunca na história de Campo Maior presenciei tão grande interesse de grupos de amigos com o objetivo de reeguir o Handebol nesta cidade.Estamos no caminho certo,mais como toda aventura tem seus obstáculos,com o Handebol não é diferente.A falta de incentivos e pouco apoio são os grandes problemas que enfrentamos.Espero que nossa realidade quanto a esse esporte mude,assim espero.Parabéns Hythallo pela materia,abraço.

    ResponderExcluir
  4. hehehe...
    vlw MicheL, estamos ae junto pelo esporte(Handbol)...
    abrç!!!
    e volte sempre!

    ResponderExcluir