sábado, 6 de outubro de 2012

Partidos trocam candidatos 24 horas antes das eleições

Pelo menos 92 candidatos tiveram registros negados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)



A ameaça de terem os resultados das urnas anulados estão causando substituições de candidatos as vésperas do pleito. Pela legislação eleitoral, o candidato pode ser substituído até 24 horas antes do pleito, apesar de que as "substitições de última hora" não deixam tempo hábil de substituição de dados nas urnas.
Pelo menos 92 candidatos tiveram registros negados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreram da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Do montante 11 são prefeitos. Durante todo o dia de ontem a movimentação era intensa nas zonas eleitorais para comunicar a substituição dos candidatos à Justiça Eleitoral.
Os candidatos que estavam com registro indeferido e não tiveram seus recursos julgados no TSE nos três dias que antecederam o pleito, se reuniram com as coligações e, com receio de terem suas candidaturas passíveis de nulidade, apresentaram novos nomes. Foi o caso do candidato a reeleição Evangelista Resende (PSB), de Milton Brandão. Ilmar de Andrade Resende (PSB), foi escolhida para substituir o gestor na disputa.
Em Brasileira a situação é um pouco mais grave. Três candidatos foram substituídos. José Sampaio Araújo Filho, o Zé Filho (PSB), teve registro indeferido e foi substituído pela esposa, Paula Miranda Amorim Araújo. Messias Filho (PcdoB) desistiu da disputa e foi substituído por  Carmen Gean (PCdoB). Já Wilson Aguiar (PMDB) desistiu da disputa e indicou o empresário Rychardson Pimentel (PMDB) como seu substituto.
Após o indeferimeto de sua candidatura, Miguel Barreto, o Miguelão (PSB) indicou sua filha, Ana Cecília, para ser sua substituta no pleito em Parnaguá. Em Luzilândia o Esposo da ex-prefeita Janaínna Marques (PTB), Alderico Gomes (PTB) também anunciou renúncia da disputa após ter registro indeferido por ser esposo de Janaína. Em seu lugar foi colocado a empresária Ema Flora (PTB).
Em Batalha, Antônio Lages (PSB) teve registro negado pelo TSE por possuir um débito de natureza fiscal no valor de R$ 169.037.55, encontrando-se inscrito na Certidão de Dívida Ativa da União. Por não estar quite com a Justiça Eleitoral, teve seu pedido de registro indeferido. Em seu lugar disputará sua esposa, Teresinha Lages (PSB).

Algumas substituições
Município - quem sai - quem entra
Milton Brandão - Evangelista Resende (PSB) - Ilmar de Andrade Resende (PSB)
Brasileira - José Sampaio Araújo Filho (PSB) - Paula Miranda Amorim Araújo
Brasileira - Messias Filho (PcdoB) - Carmen Gean (PCdoB).
Brasileira - Wilson Aguiar (PMDB) - Rychardson Pimentel (PMDB)
Parnaguá - Miguel Barreto (PSB) - Ana Cecília
Luzilândia - Alderico Gomes (PTB) - Ema Flora (PTB)
Batalha - Antônio Lages (PSB) - Teresinha Lages (PSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário