quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Papa Bento XVI celebra missa de abertura do Ano da Fé





Ano da Fé começou para toda a Igreja nesta quinta-feira, 11 de outubro. A missa de abertura presidida pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano às 10h, no horário de Roma e 5h, no horário de Brasília.
O ano da fé

Esse tempo forte, que inicia-se hoje, 11 de outubro, e se estende até o dia 24 de novembro de 2013, foi proclamado pelo Papa Bento XVI com o intuito de convidar os cristãos a “uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único salvador do mundo”. (Carta Apostólica Porta Fidei, 6)

O ano será repleto de iniciativas públicas de confissão da fé, no entanto, cada cristão em particular é chamado e redescobrir o caminho da fé.

O evento começa em uma data bastante significativa para a Igreja, pois marca os 50 anos do início do Concílio Vaticano II. A partir disso, o Santo Padre também pede que os fiéis se aprofundem na doutrina, sobretudo através dos documentos do próprio Concílio e aqueles fundamentais para a doutrina católica.

Todo o ano se desenvolve sob a coordenação do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, que será responsável por todas as iniciativas relacionadas ao Ano da Fé.
Logo oficial do Ano da Fé
A celebração de abertura

Na missa desta quinta-feira, 11, o Santo Padre recordou o .: Concílio Vaticano II explicando qual foi o seu intuito, e fez um apelo para que cada católico busque conhecer os seus frutos em toda a vida da Igreja.

“O Concílio Vaticano II não quis colocar a fé como tema de um documento específico. E, no entanto, o Concílio esteve inteiramente animado pela consciência e pelo desejo de ter que, por assim dizer, imergir mais uma vez no mistério cristão, para poder propô-lo novamente e eficazmente para o homem contemporâneo”, enfatizou.
o Papa durante a homilia.

Assista ao vídeo na íntegra



Nenhum comentário:

Postar um comentário