domingo, 29 de janeiro de 2012

Em forma para os dias de folia



O carnaval é uma das festas típicas mais tradicionais do Brasil. São milhões de pessoas cantando, pulando e se divertindo, aproximadamente 10 dias, se considerarmos que os festejos iniciam antes e acabam depois do calendário oficial em várias as regiões.
Como você pretende passar o Carnaval? Desfilando pelas escolas de samba de São Paulo e/ou Rio de Janeiro, percorrendo as ruas atrás de um trio elétrico em Salvador, seguindo o Galo da Madrugada, pulando o frevo pernambucano ou entrando de cabeça numa micareta? Seja qual for, saiba que você vai precisar de um bom condicionamento físico para agüentar todos os dias de festa. Mas como obter um condicionamento satisfatório se falta menos de um mês para o início da folia? Por meio de uma preparação física personalizada!
A preparação física não é aplicada apenas aos atletas e, sim, a todas as pessoas que tenham por objetivo obter uma condição física aprimorada, a fim de realizar as tarefas com vigor. A preparação física é planejada, organizada e periodizada por um profissional de Educação Física. Seja um jogador de futebol, um lutador de boxe ou uma passista de escola de samba, todos precisam se preparar para realizar suas atividades com sucesso. Para cada modalidade ou gestual técnico o treinamento é diferenciado, o que chamamos de princípio da especificidade.
Quais são os componentes treináveis que ajudarão você a participar das festas com vigor? Basicamente, são: aeróbio, força, flexibilidade e específico.
O treino aeróbio auxiliará no aumento da capacidade cardiorrespiratória, vulgarmente conhecida como “fôlego”, melhorando a respiração e ofertando mais oxigênio ao organismo; a força, sendo manifestada pela Resistência Muscular Localizada (RML), fará que a musculatura seja mais resistente, ou seja, inibindo a fadiga que queira se instalar durante a travessia do sambódromo; a flexibilidade, melhorada tradicionalmente pelo alongamento, almeja a amplitude de movimento (ADM), quer dizer, aquela coreografia ensaiada, que tem diversos movimentos sinuosos com aberturas e giros, ficará mais suave e fácil de realizar; o treinamento específico refere-se à atividade a qual participará, ou seja, se for desfilar no sambódromo, participando da comissão de frente, a coreografia ensaiada.
A preparação física para o Carnaval, além de melhorar o condicionamento físico, proporciona redução do percentual de gordura corporal (emagrecimento), aumenta a auto-estima, melhora a auto-imagem e diminui a ansiedade.


Se você se convenceu e está disposto a iniciar  a sua preparação física para o carnaval, siga as recomendações:

·        Realize uma avaliação médica, que testará sua aptidão a realização das atividades
·        Procure um profissional de Educação Física para orientar e prescrever suas atividades
·        Não faça dietas malucas para tentar emagrecer: procure uma nutricionista para obter orientação especializada.



Depois é só cair na folia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário