terça-feira, 19 de abril de 2011

Em que consiste a espiritualidade da Semana Santa.

Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular. Porém, sobrevivem manifestações de devoção centralizada na Paixão de Cristo.

O povo venera Cristo como o "homem das dores", o nazareno sofredor e moribundo, com ele vive a sua agonia em quanto povo de oprimidos e deserdados. Por esta razão que é a Sexta feira Santa, não o Domingo da ressurreição, a festa cristã popular de maior importância na Semana Santa.
A morte de Cristo é símbolo de todo o sofrimento, tanto do natural como do indevido.
A identificação com o Crucificado leva o povo a plasmar em imagens, gestos, cantos e orações a sua espiritualidade pascal.
O símbolo popular mais forte e comovedor da Semana Santa é a CRUZ. Eis a mística da CRUZ:

"De mil maneiras somos OPRIMIDOS, mas não nos abatemos; com GRAVES PREOCUPAÇÕES, mas não nos desconcertamos; PERSEGUIDOS mas não abandonados; ABATIDOS ao CHÃO mas não nos aniquilamos. MORTOS e eis que vivemos; GASTIGADOS mas não mortos; TRISTES e eis que nos alegramos; POBRES, mas a muitos enriquecendo; NADA TENDO e tudo possuindo." ( 2Cor 4,8-9; 6,9)

Para entendermos a espiritualidade da Semana Santa, centrada na Paixão de Jesus, convém fixarmos nos 3 pontos principais:

1o Sacramental : que corresponde a celebração do Tríduo Pascal, segundo os livros litúrgicos, vivido pelas comunidades e paróquias;

2o Dramatizações : são as representações dos acontecimentos históricos, como a procissão de ramos do Domingo da paixão do Senhor, o lava-pés da Quinta feira santa, a adoração da cruz, da Sexta-feira santa e o lucernário pascal, na madrugada do Domingo da ressurreição ou no entardecer deste mesmo dia. As 3 primeiras representações são as únicas dramatizações litúrgicas oficiais.

3o Religiosidade popular : constituído por diversos atos piedosos e devocionais populares, baseados uns na agonia de Jesus, como a hora santa e o sermão das sete palavras; outros descrevem a paixão inteira do Senhor, como a via sacra, as representações teatrais e as procissões de semana santa.
Essas devoções ajudam a professar a fé, a descobrir o sentido do pecado, a familiarizar-se com a cruz de Cristo, a encarar-se com as injustiças deste mundo.
Tudo converge para o exemplo de Cristo e sua entrega como dom salvador.
"Em Cristo, morto e ressuscitado, temos a esperança de que cada um de nós, de que nosso povo, esmagado por grandes sofrimentos, alcançaremos a libertação total ".

Para muitos a Semana Santa se iguala a um "retiro". Param e querem pensar. Neste período muitos fortalecem a fé, o amor e a esperança. Pensa-se em Deus. Para outros é a oportunidade de responder :
- Qual o sentido da vida?
- Como explicar tanto sofrimento?
- Onde buscar esperanças?

No período da Semana Santa, refletindo sobre a Paixão de Cristo, fazemos nascer, cada dia, em nossos corações a luz e uma nova esperança que na grande vigília pascal brilhará para todo o mundo.

Um comentário:

  1. Não entendo o povo q se diz ser "católico"... Na semana que deveríamos Orar que deveríamos estar mais perto de Deus, e refleti sobre o filho dele q morreu pra nos Salvar... Fazemos é o caminho inverso!
    Qual o verdadeiro sentido da semana santa? Alias semana não dois dias santa, até mesmo o carnaval tem mais dias que a semana santa, o povo ta pra num respeitar mais a sexta-feira santa...
    Pra muitos a semana santa tem sentido religioso... De oração, de reflexão! Mais pra outros o sentido é bastante deferente. E a semana de festas, a semana de viajar, de ir pra locais afastados da cidade, a semana de se divertir, banhar de rio, jogar papo fora e descansar... Muitos desses q fazem isso se dizem serem católicos.
    O Verdadeiro sentido da semana é?
    "A Semana Santa é a semana que antecede à grande festa do domingo de Páscoa, a maior festa cristã, que celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo."
    Então cabe a cada um, tirar suas próprias conclusões!!!

    ResponderExcluir