sábado, 5 de março de 2011

Perigos de beijar muito: Ministério da Saúde emite alerta para doenças transmitidas pela saliva


Carnaval, pra você, é na base do beijo? Então, antes de sair beijando por aí, é importante saber dos riscos para a saúde. Afinal, pela saliva, são transmitidos vários tipos de vírus como o da herpes, da sífilis e da mononucleose.
O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre os riscos da transmissão de doenças pelo beijo. Uma das preocupações do órgão é com a sífilis, que a cada ano, vitimiza mais de um milhão de pessoas no Brasil. A doença é sexualmente transmissível mas também pode ser adquirida através da troca de saliva, principalmente, por causa de pequenas feridas na boca. É bom alertar, no entanto, que nem sempre o ferimento está do lado de fora, em um lugar aparente.
A doença do beijo
A mononucleose, muito comum em adolescentes e jovens adultos por causa da variedade de parceiros, também é transmitida pela saliva. Ela costuma ser confundida com gripe, por causar dor de garganta, no corpo, febre, mal-estar e inchaço dos gânglios. A doença não costuma ser grave, mas às vezes gera aumento do baço e do fígado e inflamação do coração. Em alguns casos, evolui para hepatite moderada e conjuntivite.
— Não existe medicamento que tenha alguma ação comprovada contra o vírus. O que se pode fazer é tomar analgésico e repousar — explica o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Edmilson Migowski.
A herpes labial é outra doença que pode ser transmitida pelo beijo. De acordo com o imunologista Marcello Bossois, coordenador do Projeto Brasil Sem Alergia, os primeiros sintomas são de ardor e coceira no lábio.
— Depois, inicia-se um inchaço, formando bolhas, frequentemente dolorosas.
Apesar dos riscos, não há motivos para não aderir à folia. Especialistas orientam apenas que se tenha cuidado na escolha do parceiro.

Uma única gota de saliva contém cerca de dois bilhões de bactérias.
O vírus que causa a mononucleose infecciosa, o Epstein-Barr, necessita apenas do contato da mucosa com a saliva contaminada para sua transmissão – ou seja, apenas um beijo de língua! Como lembra o Dr. Cícero Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP – Universidade de São Paulo e titular da Clínica Holística Lascala, “é por isso que a mononucleose é também conhecida como a doença do beijo e sua propagação aumenta muito logo depois do carnaval”.
A mononucleose ou doença do beijo caracteriza-se por febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado – a hepatite. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos. Para o Dr. Cícero Lascala, “isso vale também para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis”.
“Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas”, acrescenta o especialista.
Nunca é demais lembrar que o sexo oral deve ser praticado com o uso de preservativos, pois doenças sexualmente transmissíveis são detectadas em maior número logo após o carnaval, como a crista de galo, a gonorreia, a sífilis e a aids.
Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças, inclusive o câncer bucal e a aids, através do exame clínico de rotina da cavidade bucal, papilas e glândulas do pescoço.
Finalmente, é sempre bom levar em conta que a alimentação durante o carnaval deve também, sempre que possível, ter como base alimentos saudáveis e isentos de carboidratos, incluindo-se no cardápio frutas, verduras, legumes e carnes magras, e evitando-se o consumo de açúcar, seja em refrigerantes ou em forma de doces, além de alimentos industrializados, pois estes contêm açúcar em sua formulação, como batatas fritas, snacks, ketchups e iogurtes não-diets.

2 comentários:

  1. Hythallo, muito bem lembrado, pois agora no carnaval as pessoas ficam muito soltas, alegres, de bem com a vida e se beijam muito. Beijar é bom, é gostoso, mas precisamos fazer isso com mais responsabilidade, pensando em si e nos outros, não vamos nos expor a doenças e nem expor também aos outros. para evitar isso beijar então só bocas conhecidas...

    ResponderExcluir
  2. Eii Hythallo... dá uma lidinha no meu post sobre carnaval. Falei mais ou menos sobre isso...rsrsrs.

    Saudades!
    BeijO*-*
    www.evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir